Liste as principais instituições sociais existentes em seu município. Escolha uma e analise as formas de influência em seu município.

O primeiro passo desse texto compreende em definir o que é uma instituição social: podemos dizer que instituições sociais dizem respeito a práticas sociais que perduram através do tempo pela adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. São as estruturas criadas para resolver problemas humanos básicos, para manter efetivamente organizada a sociedade, através da regulamentação e do controle da população. Podemos identificá-las como estruturas políticas. Quanto maior a sociedade, maior e mais complexa será a gama de instituições.

Instituições sociais são conjuntos de valores, crenças, normas, status (posições) e papéis referentes a campos específi cos de atividade e necessidade humanas. Elas estabelecem o modo socialmente aceito de satisfazer determinadas necessidades e realizar certas atividades (NOVA, 2000).

Podemos observar que existem vários tipos de instituições sociais: Família e parentesco, economia, religião e educação.

Família:

A família é a primeira instituição social duradoura na história humana. Ela refere-se, segundo Nova (2000, p. 164), “à orientação e à regulamentação das relações de parentesco, da procriação, das relações sexuais e da transmissão dos componentes intermetais básicos da sociedade”. Ela é “um grupo de pessoas unidas diretamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças” (GIDDENS, 2000, p. 176).

Economia

A economia é a instituição social que organiza a produção, a distribuição e a circulação de bens e serviços. As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas. Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação e a troca de bens escassos, existem crenças, valores, normas posições e papéis determinados.

O conceito tem sido largamente utilizado em Sociologia, com contornos diferentes conforme as escolas sociológicas. A título de exemplo, diga-se que o funcionalismo tem visto as instituições como respostas às necessidades dos indivíduos ou das sociedades, enquanto a fenomenologia salienta o modo como os indivíduos criam ou adaptam as instituições.

Religião

Diz respeito às relações que os humanos estabelecem com o domínio meta-empírica (o intangível, o sobrenatural) da realidade, ou seja, com o que está para além da possibilidade de observação. A religião é uma instituição social que estabelece concepções, princípios éticos, normas de modo geral, formas de interpretar a realidade.

Educação

A educação é uma instituição universal encontrada em qualquer tipo de sociedade humana, não entenda que educação é apenas escolar ou formal. Este nível de educação é apenas uma manifestação da educação enquanto instituição axial, nesses termos podemos verificar que em uma sociedade indígena a educação ocorre no processo de socialização do indivíduo a partir do aprendizado da cultura, do trabalhar, da religião, dos conhecimentos e práticas tradicionais, independente de escola.

Política

É a instituição social que visa o controle social formal, representação política da população. Política não é concebida aqui, simplesmente, como as formas do jogo do poder, mas sim as normas, as regras, as organizações e legislações que regram e fundamentam o controle social (organização e ordenamento da sociedade). Desse modo, a polícia é uma instituição política, o INSS é uma instituição política, um pajé em uma tribo exerce uma função de controle e regramento social que é política.

É possível observar a presença de várias intuições sociais no meu município, por exemplo:

Igreja

Família

Escola

Clube de mães

Sindicato dos Trabalhadores

Associação de Pais e mestres

Dentre as instituições mencionadas, será feita uma abordagem da instituição religiosa quanto a sua influência exercida sobre o povo capinzalense. A instituição religiosa exerce muita influência sobre o povo capinzalense, que vai desde os feriados até os grandes eventos realizados: como festejos, etc. ao observarmos grandes feriados tais como: natal. Semana santa, dia de nossa senhora aparecida, finados, etc verifica-se a grande influência que a instituição religiosa exerce sobre a sociedade. Todas as instituições religiosas do município exercem um poder de levar seus membros a agir com indiferença com membros de outras religiões, por exemplo, um cristão não ver com bons olhos alguém que faz parte de um grupo de umbanda. Outros fatores são justificados segundo a religião, tais como: casamento que na igreja católica deve ser realizado segundo as orientações religiosas. Os ritos funerais são oriundos dos ensinamentos religiosos. Outro fator importante é inclusão do ensino religioso nas escolas, embora o estado seja laico.


Anúncios
Esse post foi publicado em Estudando Mais, Sociologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Liste as principais instituições sociais existentes em seu município. Escolha uma e analise as formas de influência em seu município.

  1. alana beatriz disse:

    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo isso

  2. Renê Galdino disse:

    muito bom esse conteúdo…………

  3. gostei muito me ajudou demais!

  4. aldenize disse:

    da hora esse assunto

  5. thayza silva disse:

    obrigada gente so falta fazer um blog de perguntas e resposta sobre todas as mterias que agente estuda vllw

  6. adelina disse:

    Amei a materia

  7. Talita Damascena disse:

    Eu gostei muito do conteúdo como um todo, esta bem claro, especifico e objetivo, de forma que dar para entender perfeitamente.
    obrigada, e parabéns, para o autor (a) do texto.

  8. Vitória Marie de Matos Araújo. disse:

    Muito dinâmica a explicação do conteúdo que tá bem escrito, fácil de entender!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s