Os Sofistas

dezembro 10, 2010 at 1:47 pm 1 comentário

A doutrina sofística tinha como objetivo o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Os Sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia, levando em consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloqüência e sagacidade mental, ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados. Transmitindo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses (argumentos) dos adversários. A parir dessas concepções, não haveria uma verdade única, absoluta. Tudo seria relativo ao homem, ao momento, a um conjunto de fatores e circunstâncias. E foi devido a essas características que a palavra sofismo ganhou o sentido de impostor, o fabricante de uma realidade fictícia, perdendo o sentido Etimologicamente, do termo sofista que significa sábio.

Etimologicamente, o termo sofista significa sábio. Entretanto, com o decorrer do tempo, ganhou o sentido de impostor, devido, sobretudo, às criticas de Platão.Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Sempre levando em consideração os interesses dos alunos pagantes, davam aulas de eloqüência e de habilidade mental, ensinando conhecimento útil para o sucesso dos negócios públicos e privados. As lições dos sofistas não tinham como objetivo o estabelecimento de uma verdade única, mas, sim, o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade oratória, do conhecimento das doutrinas divergentes; enfim, todo um jogo de raciocínios que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.

É preciso lembrar que o momento histórico vivido pela civilização grega favoreceu o desenvolvimento dos sofistas. Era uma época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões nas assembléias democráticas, que, por isso, os cidadãos mais ambiciosos sentiam necessidade de aprender a arte de argumentar em publico para, manipulando as assembléias, fazerem prevalecer seus interesses individuais e de classe.

Para eles, o essencial, todo esforço intelectual tinha por fim algo lucro imediato; vencer um adversário, ganhar uma causa judicial, convencer um auditório. Para isto, tudo era válido. A única norma lógica e intelectual era o êxito.

Para filosofar:

O que é ser um sofista?

O que eles defendiam?

O que favoreceu o aparecimento da doutrina sofistica?

Revisando:

“O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”.

Protágoras, um dos mais importantes sofistas, é bem enfático em uma frase sofista, nela se pode já de antemão verificar mais ou menos como se comportavam e como pensavam os sofistas

Os Sofistas era um grupo de filósofos, que dominavam a arte da oratória, ou seja, faziam um uso habilidoso da palavra. Esses filósofos eram originários de diferentes cidades e viajavam pelas póleis governadas da mesma forma democráticas, especialmente Atenas, onde discursavam em público e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Mas não foram apenas professores, transmissores de conhecimento, cultura, ideologias, além disso, eles tinham sua própria corrente de pensamento. Suas principais preocupações se voltavam para o homem e a vida em sociedade. Outros assuntos eles colocaram em segundo plano como, por exemplo, a natureza e essência do universo.

Algo que caracteriza bem os Sofistas é questão do poder de persuadir pessoas. Para eles não importava se o que estava sendo proferido era verdade ou não, mas o que mais importava era se a mensagem, através de uma boa retórica, estava agradando aos ouvintes. Segundo a corrente sofista até mesmo comandar erroneamente alguém se justificava em nome do bem pessoal.

Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócrates foram os mais importantes.

Embora Sócrates tenha surgido contrapondo-se aos Sofistas, motivando seus adeptos a buscarem a verdade, fato esse que o faz um anti-sofista, ele também usa-se de um belo discurso (arte da retórica) igualmente aos Sofistas para conseguir seus objetivos. A diferença entre Sócrates e seus antecessores é o objetivo almejado. Enquanto que os Sofistas visavam o beneficio pessoal não importando o meio para se chegar a isso, Sócrates se coloca em uma postura de sempre ir além, em busca da verdade, defendendo opinião contrária às dos Sofistas, tinha amor a sabedoria.

Para filosofar:

O que tinha em comum, ou seja, de igual entre Sócrates e os Sofistas?

Conflito:

Historicamente, há dificuldade para conhecer o pensamento dos grandes sofistas porque não possuímos seus textos. Restaram fragmentos apenas. Por isso, nós os conhecemos pelo que deles disseram seus adversários – Platão, Xenofonte, Aristóteles – e não temos como saber se estes foram justos com aqueles. Os historiadores mais recentes consideram os sofistas verdadeiros representantes do espírito democrático, isto é, da pluralidade conflituosa de opiniões e interesses, enquanto seus adversários seriam partidários de uma política aristocrática, na qual somente algumas opiniões e interesses teriam o direito para valer para o restante da sociedade.

Para filosofar:

Sabendo que Platão, Xenofonte e Aristóteles eram inimigos, ou seja, adversários dos Sofistas. E tudo que sabemos sobre os Sofistas foi escrito por esses filósofos. Nesse caso, é confiável acreditar no que dizem esses filósofos sobre os Sofistas? Você falaria bem de um inimigo seu?

About these ads

Entry filed under: Estudando Mais, Filosofia. Tags: , , , .

Período Composto Por Coordenação Tipos de conhecimento

1 comentário Add your own

  • 1. alexandre gomes de jesus  |  dezembro 29, 2011 às 3:14 pm

    a resposta e bem complementada,te dar uma fisão original do q era e o q eles faziam na antiguidade….

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Volte a estudar

dezembro 2010
S T Q Q S S D
     
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

ULTIMOS ASSUNTOS

Já passaram por aqui

  • 22,471 Estudantes

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: